Notícias

  • Jun

    05

    2018

Vendas no varejo paulistano crescem 4,5% em abril

O movimento de vendas do comércio varejista paulistano subiu em média 4,5% em abril na comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

As vendas a prazo cresceram 11,2%, puxadas pelos bens duráveis, mais caros, e refletindo a queda dos juros, os prazos maiores e o ressurgimento de uma demanda reprimida pela crise nos últimos anos.

“De acordo com relatos de varejistas, o destaque fica por conta dos televisores, beneficiados pela Copa do Mundo, e também dos eletroportáteis”, diz Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). 

Por sua vez, as transações à vista caíram 2,3%. Isso porque itens de menor valor ? comprados à vista ?, sobretudo roupas e calçados, estão sendo pouco procurados em razão das temperaturas em alta, inibindo a alavancagem da moda outono-inverno.

“O consumidor, principalmente da classe C, compra por necessidade. Se não estiver fazendo frio agora, ele não compra”, avalia Burti. “Além disso, o salário médio parou de subir em março segundo o IBGE, o que também interferiu no resultado”, complementa.